Pular para o conteúdo principal

Atividades agitam Saracuruna! Resumo das atividades do Instituto Formiga Karioca. Parte 1

Boa tarde amigos leitores!
Trazemos para vocês, divididos em 3 postagens, como foram as atividades realizadas pelo Instituto Formiga Karioca, instituição social que fica no Parque João Pessoa, em Saracuruna, no 2° distrito de Duque de Caxias, região comumente conhecida por um histórico de violência e abandono por parte do Estado.
Contrariando o pessimismo de que nos lugares onde vivem as pessoas que sustentam todo um sistema de exploração e desrespeito ao trabalhador brasileiro, pessoas comprometidas, como os coordenadores, direção e voluntários da instituição, realizam atividades que reuniram famílias, divertiram e ensinaram crianças e conscientiza jovens e adultos sobre a cidadania que é negada a cada morador que convivem com a falta de água cotidiana, nenhum espaço cultural de utilização pela comunidade, sem posto de saúde, escolas públicas com ensino básico de qualidade, moradias com saneamento básico, entre outros direitos. Mesmo diante de um cenário que não proporciona perspectivas positivas de como atuar, aqui estão as atividades que se deram entre agosto e novembro de 2016 na ONG.
Começaram em agosto os ensaios para o desfile Garota Primavera 2016, parte do projeto Formigas Estilosas, realizado pela instituição, onde durante os sábados de agosto e setembro, foram reunidas as participantes da atividade, 19 jovens, entre 14 e 25 anos que, ao final dos ensaios dirigidos pela Coordenadora da instituição, professora Dayse Alves, com a participação de 16 jovens que desfilaram no dia 24/09 no Ciep 228-Darcy Vargas, e já registramos aqui no blog, em nossa última postagem, anterior a esta do dia 01/10.
Ao mesmo tempo, nos sábados pela manhã, desde de março deste ano, acontece a Oficina de Corpo, uma atividade de iniciação a prática da Dança, o Ballet e a Dança Moderna, numa parceria entre o Projeto Luar de Jardim Primavera e a ONG. Assim, atualmente, 23 crianças entre 4 e 12 anos, participam de atividades de dança sob o comando da professora Dayse Alves e supervisão de Deco Baptista, Coordenador do Projeto Luar de Dança. Junto à esta atividade de dança, acontecem as ações da Biblioteca Comunitária Edgard Fernandes de Souza, que é mais um projeto desenvolvido pelo Instituto Formiga Karioca.
Em constante maneiras de transformar realidades da comunidade local e da região ao entorno do bairro, essas ações ocorrem com a participação ativa dos atores locais, mantendo uma relação de troca e auxílio para que todos possam ter acesso aos direitos que são garantidos por leis específicas, dessa forma, a cada dia de atividades na instituição, seus colaboradores tem a oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas e trabalhar para a prática de vida com mais respeito e dignidade à todos. Continua...

***
Fotos da turma da Oficina de Corpo.

Atividades da Sala de Leitura da Biblioteca Comunitária Edgard Fernandes de Souza. 

Na próxima postagem, como foi o 2° Sarau Cultural realizado pelo Instituto Formiga Karioca!
Não percam! 
Paz e Bem!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência Didática - Língua Portuguesa

No trabalho a seguir, demonstrarei exemplos de como podemos trabalhar nas séries iniciais do ensino fundamental, com o auxílio do recurso de Sequências Didáticas. 
No link a seguir, estão as dicas e princípios que devemos seguir ao utilizar esse método nas séries inciais do ensino fundamental que pode também servir para outras disciplinas além da Língua Portuguesa.
http://escrevendo.cenpec.org.br/index.php?view=article&catid=23%3Acolecao&id=212%3Asequencia-didatica-e-ensino-de-generos-textuais&option=com_content&Itemid=33

Desse modo, otrabalho com seqüências didáticas permite a elaboração de contextos de produção de forma precisa, por meio de atividades e exercícios múltiplos e variados com a finalidade de oferecer aos alunos noções, técnicas e instrumentos que desenvolvam suas capacidades de expressão oral e escrita em diversas situações de comunicação, (Dolz, 2004).

Apresentando gêneros textuais      Série: 2º ano

Objetivos:
- Ampliar o conhecimento sobre a variedade de g…

Relatório de Estágio Supervisionado I Docência na Educação Infantil - UERJ 2013.2

Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.



Curso: Pedagogia. Licenciatura nas Series Iniciais  do Ensino Fundamental e Educação Infantil.


Disciplina: Estágio I.



Professora:




Aluna: Dayse Alves.



Tema: Relatório de estágio I.


Duque de Caxias, 23 de janeiro de 2014.

SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO...............................................................................................3
2.DESENVOLVIMENTO.................................................................................4
3.CONCLUSÃO.................................................................................................7
4.APÊNDICE (PROJETO DE INTERVENÇÃO)...........................................9 5.

Relatório de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental 2014.1

Então pessoal, continuando o compartilhamento de minhas produções, posto o Relatório que acabei de entregar em cumprimento de uma disciplina da graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense FEBF-UERJ, que atualmente estudo.
Espero que seja útil !

Bons estudos e boas leituras!



Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.



Curso: Pedagogia.



Disciplina: Estágio II Docência do Ensino Fundamental.



Professora:



Aluna: Dayse Alves.



Tema: Relatório de estágio II.




Duque de Caxias, 05 de agosto de 2014.

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO



O presente trabalho tratará de demonstrar através de minha vivência e pesquisa, a experiência de estagiar na Escola Municipal**, situada em Jardim Primavera, bairro do 2º Distrito de Duque de Caxias, na turma do 1º ano, durante as tardes entre abril e junho de 2014. Apresentarei também, como exigência da Disciplina Estágio Supervisionado II a descrição e conclusões, bem como essa experiência podem enriquecer minha formação, c…