Pular para o conteúdo principal

Eventos que não param! Saracuruna em movimento!

Olá caros leitores!
De volta, para trazer à vocês os últimos acontecimentos no Instituto Formiga Karioca em Saracuruna, região metropolitana do Rio de Janeiro, esta instituição que vem realizando eventos de difusão da leitura entre crianças e jovens, práticas culturais e de geração de renda, além da realização de projetos que cuidam da prevenção e cuidado da saúde de mulheres e jovens em idade reprodutiva.
Nesse sentido, no dia 28 de maio, aconteceu no 1ª Sarau Cultural Rapper do Instituto Formiga Karioca, no Parque João Pessoa, o evento voltado para o estímulo a música, a literatuta, ao conhecimento e a interação social entre diversos atores da cena cultural da cidade, com os moradores da região que é historicamente deixada de lado no circuito de atrações que são apresentadas em Duque de Caxias, que privilegia áreas no centro da cidade, deixandos os distritos mais afastados à mercê da própria sorte. Por isso, é comum que existam grupos e coletivos ma região, de diferentes gêneros e características, que tem em comum, a luta diária por seu espaço e o direito de acontecer, educar e formar multiplicadores que realizam as ações necessárias à sutentabilidade desses grupos, projetos e instituições. No evento, houveram a presença de mais de 50 convidados entre crianças, jovens e adultos, a apresentação de poesias, dança, rap e músicas. Durante as 4 horas de duração do evento, os convidados puderam se divertir com as atrações que foram apresentadas, interagiram, se divertiram e ao final, receberam brindes e se emocionaram com os momentos ali vivenciados. 
Ficamos muito felizes em poder partcipar de momentos como estes que, a cada ano, vem sendo realizados com mais frequencia na região, dando a oportunidade para comunidade de se aproximar de novas possibilidades e experiências culturais, até então, distante de sua realidade local.
Abaixo algumas imagens do evento. Em Outubro, no dia 22 tem mais um Sarau Cultural Rapper por lá! 
A gente vai contar aqui como foi!
Parabéns aos envolvidos!

 Até breve! Paz e bem!



Público atento às atrações.


E começam as apresentações.

Jovens do grupo MJPOP, Monitoramento Jovem de Políticas Públicas marcaram presença!



E a dança continua...

Colaborador e grande incentivador da Cultura na cidade, Professor Antonio Carlos, deixando sua mensagem aos presentes.

Srª Menaide de Souza, presidente da instituição e Professora Dayse Alves Coordenadora de Projetos.


Publicitário e estudante de Filosofia, Wesley Santos, morador de Duque de Caxias, apresentando mais um projeto que é realizado na instituição, de incentivo à produção literária.



 Bruno Max, do Caixa Forte, grupo de rap de Duque de Caxias e Diogo LP, rapper também da cidade.

Meninas da cidade que também trouxeram música, conhecimento e beleza para o evento.

Mais meninas, aqui, Negra Mel, jovem cantora que é uma promessa para a região, compositora, canta e dança, além de já dar aulas de Violão na instituição para outros jovens da região interessados em aprender sobre música.


Negra Mel e Diogo LP.
Crianças também marcaram presença no evento e se divertiram an Biblioteca Comunitária Edgard Fernandes de Souza.







Bruno Max e Leoni Dutra, jovens do Grupo Caixa Forte e Negra Mel.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência Didática - Língua Portuguesa

No trabalho a seguir, demonstrarei exemplos de como podemos trabalhar nas séries iniciais do ensino fundamental, com o auxílio do recurso de Sequências Didáticas. 
No link a seguir, estão as dicas e princípios que devemos seguir ao utilizar esse método nas séries inciais do ensino fundamental que pode também servir para outras disciplinas além da Língua Portuguesa.
http://escrevendo.cenpec.org.br/index.php?view=article&catid=23%3Acolecao&id=212%3Asequencia-didatica-e-ensino-de-generos-textuais&option=com_content&Itemid=33

Desse modo, otrabalho com seqüências didáticas permite a elaboração de contextos de produção de forma precisa, por meio de atividades e exercícios múltiplos e variados com a finalidade de oferecer aos alunos noções, técnicas e instrumentos que desenvolvam suas capacidades de expressão oral e escrita em diversas situações de comunicação, (Dolz, 2004).

Apresentando gêneros textuais      Série: 2º ano

Objetivos:
- Ampliar o conhecimento sobre a variedade de g…

Relatório de Estágio Supervisionado I Docência na Educação Infantil - UERJ 2013.2

Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.



Curso: Pedagogia. Licenciatura nas Series Iniciais  do Ensino Fundamental e Educação Infantil.


Disciplina: Estágio I.



Professora:




Aluna: Dayse Alves.



Tema: Relatório de estágio I.


Duque de Caxias, 23 de janeiro de 2014.

SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO...............................................................................................3
2.DESENVOLVIMENTO.................................................................................4
3.CONCLUSÃO.................................................................................................7
4.APÊNDICE (PROJETO DE INTERVENÇÃO)...........................................9 5.

Desfile de moda solidário agita Saracuruna, Duque de Caxias em movimento. Confiram!

No dia 24 de setembro de 2016, um sábado de início de primavera, o Instituto Formiga Karioca, realizou a 1ª Edição do Desfile Garota Primavera, concurso de beleza que contou com a partcipação de 14 jovens entre entre 14 e 21 anos, moradoras do estado do Rio de Janeiro, em sua maioria, meninas da Baixada Fluminense, que estiveram presentes no CIEP 228 Darcy Vargas, em Saracruruna. Foram quatro horas de evento, que contou com a apresentação de cantores, danças e desfiles com 3 trocas de roupas, um bazar de novos e usados além de lanches variados.  Segundo a presidente da instituição, Sr. Menaide de Souza, o evento, que teve mais de 100 pessoas presentes, só foi possível devido ao trabalho comprometido da equipe da instituição e da ajuda de parceiros, patrocinadores e colaboradores. Realizando um  sonho que, segunda ela, é necessária a realização de mais atividades culturais deste tipo na região, que carece de oportunidades para as meninas da região, marcada por uma rotina de pouco acesso …