Pular para o conteúdo principal

1º Encontro de Jovens Leitores do Instituto Formiga Karioca, acontece em Duque de Caxias, RJ. 29/02/2016.

Aconteceu no último dia 29 de fevereiro de 2016, numa segunda-feira de chuva forte em boa parte do estado do Rio de Janeiro, enfrentando muitas adversidades, o evento de fomento à leitura entre crianças e jovens estudantes, promovido pelo Instituto Formiga Karioca, como início do Projeto Jovens Leitores, que é possível  a partir da parceria com Associação Solidária Transformando Vidas, o Movimento Popular Pensar Caxias e a Rede Educa Mais, instituições que vem há anos trabalhando na cidade, promovendo a garantia dos direitos humanos. Neste sentido, reuniram-se cerca de 42 jovens de 8 bairros do município de Duque de Caxias, tendo a participação de alunos de 6 escolas públicas e 2 particulares, além de estudantes do ensino superior, escritores da cidade, como a querida Andreia Marques, o estudante de Filosofia e publicitário Wesley Santos que compôs a mesa de debates junto ao Professor Antônio Carlos, que é também o Diretor da Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola,onde foi realizado o evento. Contamos com a presença da Presidente da ONG Menaide e Companheiros em Ação, mais conhecida como Instituto Formiga Karioca, situada em Saracuruna, no 2º distrito da cidade, Sr. Menaide de Souza. Além de todo o empenho da equipe de trabalho liderada pela Coordenadora de Projetos, Prof. Dayse Alves, foi possível através da união de forças das pessoas promotoras de ações como estas, trazer de Brasília, dois jovens escritores e sobreviventes do espaço que não favorece em nada a vida digna e pacífica, a comunidade da Estrutural, no Distrito Federal. Eles, Fernando Borges, 20 anos e Igor Patrício, 14 anos, estiveram no Rio de Janeiro por 5 dias, puderam conhecer mais de perto o trabalho realizado pelo Instituto Formiga Karioca há mais de 10 anos no bairro João Pessoa, realizaram trabalho voluntário na organização da Biblioteca Comunitária Edgar Fernandes de Souza, que será inaugurada no dia 02 de abril deste 2016.O blog vai colocar como foi!
Sobre o evento, os escritores puderam dialogar com a juventude ali presente, foram levantadas muitas perguntas, respondidas pelos palestrantes convidados, que ficaram muito à vontade com o público que foi muito receptivo. Como o evento iniciou com 1h de atraso, algumas das atividades previstas, não foram realizadas, como a palestra do Professor Ricardo Cardoso, que teve um imprevisto e não pode comparecer. A Troca Solidária de livros ocorreu e os jovens puderam realizar trocas com os outros participantes, a revista Rio Magazzine, esteve presente com o seu Presidente de Honra, Sr.Marcos Bezerra, onde sairá uma nota sobre o evento na edição de fevereiro.
É fundamental que hajam mais eventos deste tipo, para proporcionar novas perspectivas para a juventude, essa juventude que está atualmente, nas ruas, lutando por uma escola de qualidade, condições de trabalho para os professores e funcionários, mas, que também está alienada, sem trabalhar, sem estudar, ficando presa fácil para toda a manipulação que invade os lares diariamente, aumentando as estatísticas dos óbitos, prisões e desamparo. 
Como missão do Instituto Formiga Karioca, de educar, transformar e promover a garantia de uma vida digna, ela está promovendo ao longo do ano de 2016, o Projeto Jovens Leitores, que realizará atividades pontuais em diversas áreas da cidade de Duque de Caxias, levando às crianças e jovens a aproximação e prática da leitura e da escrita.  Assim, seguimos em frente, oportunizando novas ações, novos encontros, vivências e aprendizagens! Vamos que vamos nessa galerinha!! Vocês deram show neste evento! Parabéns!!!
Até breve!!

Algumas imagens do evento!

A Presidente Menaide de Souza.

Público atento,crianças curtindo a leitura...

Convidados aguardando para a composição da mesa.


Convidados atentos.


Andreia Marques,escritora de Duque de Caxias,RJ.





À esquerda, Igor Patrício, escritor,estudante e rapper de Brasília ao lado de Fernando Borges,escritor,educador social e também de Brasília,junto à Andreia Marques eMenaide de Souza.

Ao lado de Menaide de Souza, Professor Antonio Carlos Diretor da Biblioteca Municipal Gov. Leonel de Moura Brizola.

Professora Dayse Alves, realizando a leitura do Poema Raça Negra da Escritora de Duque de Caxias, Magally Quintanilha.

Igor Patrício realizando a sua fala.


Público concentrado. Crianças, nossas metas de atender e ser diferença na sociedade.

Fernando Borges, escritor de Brasília, fazendo a sua apresentação.

Produtores, convidados e parceiros do Projeto Jovens Leitores.

Artesanato do Instituto Formiga Karioca, realizado junto ao Projeto Sustentabilidade e Geração de Renda.

Convidados Andreia Marques e Davi Almeida, grandes promotores da leitura na cidade.

 Publicitário e estudante de Filosofia,Wesley Santos,morador e mais um promotor da leitura em Duque de Caxias, fez também a leitura de uma poesia escrita especialmente para o evento.


Lanche oferecido aos convidados e presentes no evento.


Fernando Borges, fazendo a leitura de sua última poesia antes do final de sua partcipação.

Professora Dayse Alves, abrindo o vento.

Crianças atentas.

Produtores, convidados e parceiros do Projeto Jovens Leitores.

Produtores, convidados e parceiros do Projeto Jovens Leitores.





Presidente da Revista Rio Magazzine, Sr.Marcos Bezerra ao lado da Professora Dayse Alves.







Para saber mais...

https://www.facebook.com/pensarcaxias1/?fref=ts
https://www.facebook.com/profile.php?id=100006214818449
https://www.facebook.com/institutoformigacarioca/?fref=ts
https://www.facebook.com/astv.solidaria.2014/?fref=ts
https://www.facebook.com/Rede-Educa-Mais-Caxias-541772425978319/?fref=ts
https://www.facebook.com/igor.pattricio?fref=ts
https://www.facebook.com/biqueirapoetica/?fref=ts
https://www.facebook.com/AndreiaMMSilva?fref=ts
https://www.facebook.com/pensarcaxias1/?fref=ts





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência Didática - Língua Portuguesa

No trabalho a seguir, demonstrarei exemplos de como podemos trabalhar nas séries iniciais do ensino fundamental, com o auxílio do recurso de Sequências Didáticas. 
No link a seguir, estão as dicas e princípios que devemos seguir ao utilizar esse método nas séries inciais do ensino fundamental que pode também servir para outras disciplinas além da Língua Portuguesa.
http://escrevendo.cenpec.org.br/index.php?view=article&catid=23%3Acolecao&id=212%3Asequencia-didatica-e-ensino-de-generos-textuais&option=com_content&Itemid=33

Desse modo, otrabalho com seqüências didáticas permite a elaboração de contextos de produção de forma precisa, por meio de atividades e exercícios múltiplos e variados com a finalidade de oferecer aos alunos noções, técnicas e instrumentos que desenvolvam suas capacidades de expressão oral e escrita em diversas situações de comunicação, (Dolz, 2004).

Apresentando gêneros textuais      Série: 2º ano

Objetivos:
- Ampliar o conhecimento sobre a variedade de g…

Relatório de Estágio Supervisionado I Docência na Educação Infantil - UERJ 2013.2

Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.



Curso: Pedagogia. Licenciatura nas Series Iniciais  do Ensino Fundamental e Educação Infantil.


Disciplina: Estágio I.



Professora:




Aluna: Dayse Alves.



Tema: Relatório de estágio I.


Duque de Caxias, 23 de janeiro de 2014.

SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO...............................................................................................3
2.DESENVOLVIMENTO.................................................................................4
3.CONCLUSÃO.................................................................................................7
4.APÊNDICE (PROJETO DE INTERVENÇÃO)...........................................9 5.

Relatório de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental 2014.1

Então pessoal, continuando o compartilhamento de minhas produções, posto o Relatório que acabei de entregar em cumprimento de uma disciplina da graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense FEBF-UERJ, que atualmente estudo.
Espero que seja útil !

Bons estudos e boas leituras!



Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.



Curso: Pedagogia.



Disciplina: Estágio II Docência do Ensino Fundamental.



Professora:



Aluna: Dayse Alves.



Tema: Relatório de estágio II.




Duque de Caxias, 05 de agosto de 2014.

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO



O presente trabalho tratará de demonstrar através de minha vivência e pesquisa, a experiência de estagiar na Escola Municipal**, situada em Jardim Primavera, bairro do 2º Distrito de Duque de Caxias, na turma do 1º ano, durante as tardes entre abril e junho de 2014. Apresentarei também, como exigência da Disciplina Estágio Supervisionado II a descrição e conclusões, bem como essa experiência podem enriquecer minha formação, c…