Pular para o conteúdo principal

Mais um mês se inicia! E as lutas não param.

Bom dia leitores!!
O tempo não para e a luta pela educação pública de qualidade também!!!
Iniciamos mais uma semana nesta cidade de Duque de Caxias, RJ, a nossa cidade que escolhemos para chamar de nossa e, onde trabalhamos diariamente para que nossos estudantes possam  ter acesso aos direitos antes conquistados por aqueles que nunca se acomodaram diante das injustiças, negligências e descasos daqueles que são escolhidos pelo povo para a representação política desta gente, mas, ao passar para o lado da "Lei", deixam de lado todas as necessidades que os colocaram em seus cargos e agem apenas em função de grupos que possuem poder econômico para ter seus projetos em pauta.
Ainda diante desta realidade, não aceito nem aceitarei a falta de compromisso com os nossos estudantes e por isso, venho junto aos colegas professores e a comunidade escolar, estar sempre comunicando sobre as questões da Educação em nossa cidade, esta, que possui hoje uma rede de 263 escolas públicas, divididas entre estaduais, municipais e federais, abrangendo número de mais de 138 mil alunos, segundo números recentes do Projeto MPEduca http://mpeduc.mp.brhttp://mpeduc.mp.br/mpeduc/www2/index
que vem acompanhando a nossa educação na cidade,  já que somos a 2ª cidade do estado do Rio de Janeiro que mais arrecadamos impostos, isto, obviamente, deveria ser percebido através da qualidade da educação que é oferecida no município, mas, o que venho denunciando neste blog há quase 5 anos é o contrário... Ainda encontramos escolas aqui, que não possuem locais adequados para as aulas, falta material escolar, falta merenda, etc... Ainda que, todo ano, a prefeitura afirma que faz a entrega e, na prática, vejo e venho registrando aqui, que isso não procede. Temos também um grande número de servidores na secretaria municipal de educação que são contratados, conseguimos depois de 10 anos de muita luta e cobrança, fazer com que a prefeitura realize um concurso para atender estas e outras demandas, este concurso será realizado no próximo mês com a previsão do preenchimento de mais de 700 vagas, avançamos também, em relação à Gestão Democrática que, nunca antes na história da cidade, hoje já com seus 75 anos, vai acontecer finalmente a 1ª eleição direta para Diretores das escolas municipais, já este ano. Dessa maneira, através de muitos dias em baixo de chuva e de sol, saímos às ruas com os colegas professores, visitando até a casa do atual prefeito no ano passado, que fica na Barra da Tijuca, bairro da cidade do Rio, estamos finalmente, colhendo os louros da vitória, mas, não podemos descansar e parar esta luta, pois, como já vi e convivo com isto, só há uma maneira das coisas mudarem, é a gente fazendo a nossa parte e cobrando dos responsáveis pela educação na cidade que façam o seu dever! Sem a participação de toda a população, nada poderá ser melhor, então, saia da zona de conforto e venha para a luta conosco!!

Acontece esta semana a II Conferência Municipal de Educação, será no Instituto de Educação Governador Roberto Silveira.
Vem você também para esta luta!!
Vamos fazer história em Duque de Caxias!! Vem!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência Didática - Língua Portuguesa

No trabalho a seguir, demonstrarei exemplos de como podemos trabalhar nas séries iniciais do ensino fundamental, com o auxílio do recurso de Sequências Didáticas. 
No link a seguir, estão as dicas e princípios que devemos seguir ao utilizar esse método nas séries inciais do ensino fundamental que pode também servir para outras disciplinas além da Língua Portuguesa.
http://escrevendo.cenpec.org.br/index.php?view=article&catid=23%3Acolecao&id=212%3Asequencia-didatica-e-ensino-de-generos-textuais&option=com_content&Itemid=33

Desse modo, otrabalho com seqüências didáticas permite a elaboração de contextos de produção de forma precisa, por meio de atividades e exercícios múltiplos e variados com a finalidade de oferecer aos alunos noções, técnicas e instrumentos que desenvolvam suas capacidades de expressão oral e escrita em diversas situações de comunicação, (Dolz, 2004).

Apresentando gêneros textuais      Série: 2º ano

Objetivos:
- Ampliar o conhecimento sobre a variedade de g…

Relatório de Estágio Supervisionado I Docência na Educação Infantil - UERJ 2013.2

Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.



Curso: Pedagogia. Licenciatura nas Series Iniciais  do Ensino Fundamental e Educação Infantil.


Disciplina: Estágio I.



Professora:




Aluna: Dayse Alves.



Tema: Relatório de estágio I.


Duque de Caxias, 23 de janeiro de 2014.

SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO...............................................................................................3
2.DESENVOLVIMENTO.................................................................................4
3.CONCLUSÃO.................................................................................................7
4.APÊNDICE (PROJETO DE INTERVENÇÃO)...........................................9 5.

Relatório de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental 2014.1

Então pessoal, continuando o compartilhamento de minhas produções, posto o Relatório que acabei de entregar em cumprimento de uma disciplina da graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense FEBF-UERJ, que atualmente estudo.
Espero que seja útil !

Bons estudos e boas leituras!



Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.



Curso: Pedagogia.



Disciplina: Estágio II Docência do Ensino Fundamental.



Professora:



Aluna: Dayse Alves.



Tema: Relatório de estágio II.




Duque de Caxias, 05 de agosto de 2014.

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO



O presente trabalho tratará de demonstrar através de minha vivência e pesquisa, a experiência de estagiar na Escola Municipal**, situada em Jardim Primavera, bairro do 2º Distrito de Duque de Caxias, na turma do 1º ano, durante as tardes entre abril e junho de 2014. Apresentarei também, como exigência da Disciplina Estágio Supervisionado II a descrição e conclusões, bem como essa experiência podem enriquecer minha formação, c…