domingo, 18 de maio de 2014

Situação de Jardim Primavera, Duque de Caxias. Um resumo de como foram os acontecimentos mais marcantes na Educação no bairro onde fica situada a Prefeitura de Duque de Caxias, RJ, Brasil.

Olá queridos!
 Continuo o desafio de informar sobre os principais acontecimentos na Educação, em especial atualmente, na Cidade de Duque de Caxias, região metropolitana do estado do Rio de Janeiro.
Em um ano de muitos feriados, dias enforcados, carnaval no mês de março, copa do mundo, eleições... começo a prever que o levantamento que realizo deste ano trará resultados que já conheço bem de perto... no ano passado (2013), iniciei um estudo sobre a quantidade de dias letivos que estavam ocorrendo em 19 escolas públicas do 2º distrito do município de Duque de Caxias, onde suponho, não está sendo cumprido como diz a  Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 a LBD em seu artigo:

" Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:
I - a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver;"

Ou seja, é imprescindível que tenham pelo menos 200 dias de aulas nas escolas do Brasil, sejam elas públicas ou privadas. Mas, a realidade que estou encontrando é bem distinta da que orienta a LDB. Assim, com essas notícias nada agradáveis para o quadro nacional de educação pública, mais especificamente, à realidade da Baixada Fluminense, os profissionais de todos os estados brasileiros enfrentam situações bem semelhantes as que tenho comprovado através de minha pesquisa e, além disso, outros muitos problemas ainda para serem sanados.

Os meses de Abril e Maio deste ano de 2014 foram muito movimentados no campo educacional, trazendo a necessidade de uma maior participação popular e a conscientização da luta e favor do desenvolvimento real da maior parte da população brasileira que é composta de trabalhadores e assalariados.
A cidade de Duque de Caxias, enfrenta atualmente, a maior luta pela educação pública, onde, de um lado, os profissionais que lutam árduamente para garantir as conquistas e avanços obtidos ( Condições dignas de trabalho, materiais para todos os alunos e uniformes também, expansão da rede, concurso público, profisionais para todas as áreas pegagógicas, eleição de diretores, etc.), contra os grupos minoritários que querem apenas saber de interesses próprios em detrimento da garantia de uma educação pública de qualidade junto com a atual gestão do Prefeito Alexandre Cardoso-PSB, que, com autoritarismo e falta de diálogo, está promovendo um verdadeiro massacre das conquistas e avanços da educação minicipal.
Estamos em greve há duas semanas, e entraremos mais esta na mesma situação, até que possamos garantir o retorno das conquistas da rede municipal de educação da cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, Brasil!

*Imagens da luta na última semana. Assembleia na Igreja Santo Antônio no centro de Duque de Caxias, uma das ecolas que fazem parte da minha pesquisa e imagens de algumas manifestações pela educação na cidade.

 Esta é uma das escolas que fazem parte do meu estudo.


 Assembleia da categoria na Igreja de Santo Antônio. Dia 16/05/2014.






 A verdade sobre os fatos! Prefeito não cumpre nada do que prometeu nas eleições!






 Mobilização no Centro da cidade.




 Profissionais da Rede Estadual também em greve!



Fonte: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf
Acesso em: 18/05/2014.
*As fotos aqui postadas são retiradas das páginas no Facebook dos profissionais e simpatizantes da causada Educação Pública de Qualidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!