Pular para o conteúdo principal

Nota dos profissionais da Educação Municipal de Duque de Caxias RJ. Colaboração: Debora Rodrigues

MANIFESTO CONTRA O DESMONTE DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CAXIAS

A Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias vem sofrendo sérios ataques deste governo. A não convocação de Concurso Público e a política de contratações desencadearam mudanças profundas, comprometendo a qualidade do ensino para os filhos dos trabalhadores deste município. Em agosto, sob o argumento de estar “cumprindo ordens do Prefeito”, a SME aglutinou turmas no meio do ano, não respeitando o trabalho pedagógico que já vinha sendo realizado, superlotando turmas e ao final do ano “tentou” reduzir o quadro de profissionais das escolas através de uma portaria que diminuía e retirava orientadores educacionais das escolas bem como as aulas de informática educativa e ensino religioso. A resistência de muitos profissionais que realizaram atos na porta da SME com a comunidade e o SEPE, assim como as cobranças constantes do sindicato, fizeram com que naquele momento essa portaria fosse revogada. Mesmo assim, os profissionais da Sala de Leitura tiveram sua carga horária para planejamento reduzida e aumentou-se o número de turmas a ser atendida.

Em janeiro, durante o período de férias dos profissionais, a SME volta a atacar as conquistas históricas de anos de lutas dessa categoria por uma Educação de qualidade. As aulas de informática educativa e ensino religioso foram suprimidas de várias escolas e muitas perderam até os dirigentes de turno, uma função essencial para o pleno funcionamento das escolas. Outras perderam os professores responsáveis pelas bibliotecas, espaços que correm o risco, desse modo, de se tornarem meros depósitos de livros. Muitos profissionais da educação, em plenas férias, tiveram que ser relotados em outras unidades escolares por terem se tornado excedentes em suas próprias escolas de origem. Não sabemos se o lotacionograma foi alterado e quando questionamos a SME, a resposta foi que estão "trabalhando um para cada escola". Ou seja, fica a critério da SME escolher quantos e de que forma serão organizadas cada escolas, sem uma determinação padrão que oriente toda a Rede e garanta a igualdade e o equilíbrio na garantia da distribuição dos profissionais na mesma.
Na SME, ninguém se opõe às ordens do Prefeito. A secretária parece cumprir função meramente cerimonial e as subsecretárias seguem à risca as determinações do chefe da administração municipal - inclusive indo às escolas ameaçar professor - que tem como único objetivo economizar recursos com a educação, que é o setor de maior verba vinculada, e continuar abrindo caminho para mais contratos. Hoje a SME sofre ações diretas do prefeito, não tendo autonomia em sua atuação político administrativa. As questões pedagógicas construídas e acumuladas durante muitos anos, estão sendo postas de lado, desconsideradas e desvalorizadas, como se nenhuma importância tivessem no processo ensino aprendizagem.
Para completar o quadro desastroso de mais um início de ano letivo, as UEs iniciaram as aulas mais uma vez sem material didático e com salas de aulas pequenas, apertadas e com temperaturas insuportáveis. As licenças para estudos - conquistas de nossas lutas - estão congeladas, segundo a SME, também por ordem do prefeito. Não houve licitação pública para o fornecimento da alimentação escolar 2014, onde parece que a Prefeitura continuará terceirizando todos os serviços e, o que é pior, agora com duas empresas. O Secretário de Fazenda, durante audiência pública sobre a contração de funcionários da Secretaria de Saúde, anunciou que haverá reformulações do Plano de Carreira dos Servidores desta prefeitura, e é claro, para melhor não deve ser!
A nossa rede não pode assistir a esse ataque ao projeto de escola pública que acreditamos. Defendemos nossas conquistas históricas e não as deixaremos irem para o "ralo" em um único ano de governo, que vem demonstrando não ter compromisso nenhum com a educação pública da cidade e nem com a sua própria palavra.
Não nos resta outro caminho a não ser ir à luta e às ruas, denunciar para todos o absurdo que está sendo feito com a educação pública municipal de Caxias. Teremos em 2014 muita luta pela frente, em defesa da escola pública de qualidade, pela manutenção dos nossos direitos e por novos avanços.

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS - Fevereiro de 2014


Fonte: Facebook
Acesso em 25/02/2014 às 20h16min.

Comentários

  1. Parabéns pela clareza na exposição das situações que envolvem as escolas e não ficamos sabendo... O discurso oficial sempre esconde verdades do cotidiano. Continue nos informando sobre o que acontece na escola... Grande contribuição, grande exercício de cidadania!
    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência Didática - Língua Portuguesa

No trabalho a seguir, demonstrarei exemplos de como podemos trabalhar nas séries iniciais do ensino fundamental, com o auxílio do recurso de Sequências Didáticas. 
No link a seguir, estão as dicas e princípios que devemos seguir ao utilizar esse método nas séries inciais do ensino fundamental que pode também servir para outras disciplinas além da Língua Portuguesa.
http://escrevendo.cenpec.org.br/index.php?view=article&catid=23%3Acolecao&id=212%3Asequencia-didatica-e-ensino-de-generos-textuais&option=com_content&Itemid=33

Desse modo, otrabalho com seqüências didáticas permite a elaboração de contextos de produção de forma precisa, por meio de atividades e exercícios múltiplos e variados com a finalidade de oferecer aos alunos noções, técnicas e instrumentos que desenvolvam suas capacidades de expressão oral e escrita em diversas situações de comunicação, (Dolz, 2004).

Apresentando gêneros textuais      Série: 2º ano

Objetivos:
- Ampliar o conhecimento sobre a variedade de g…

Relatório de Estágio Supervisionado I Docência na Educação Infantil - UERJ 2013.2

Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.



Curso: Pedagogia. Licenciatura nas Series Iniciais  do Ensino Fundamental e Educação Infantil.


Disciplina: Estágio I.



Professora:




Aluna: Dayse Alves.



Tema: Relatório de estágio I.


Duque de Caxias, 23 de janeiro de 2014.

SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO...............................................................................................3
2.DESENVOLVIMENTO.................................................................................4
3.CONCLUSÃO.................................................................................................7
4.APÊNDICE (PROJETO DE INTERVENÇÃO)...........................................9 5.

Relatório de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental 2014.1

Então pessoal, continuando o compartilhamento de minhas produções, posto o Relatório que acabei de entregar em cumprimento de uma disciplina da graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense FEBF-UERJ, que atualmente estudo.
Espero que seja útil !

Bons estudos e boas leituras!



Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.



Curso: Pedagogia.



Disciplina: Estágio II Docência do Ensino Fundamental.



Professora:



Aluna: Dayse Alves.



Tema: Relatório de estágio II.




Duque de Caxias, 05 de agosto de 2014.

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO



O presente trabalho tratará de demonstrar através de minha vivência e pesquisa, a experiência de estagiar na Escola Municipal**, situada em Jardim Primavera, bairro do 2º Distrito de Duque de Caxias, na turma do 1º ano, durante as tardes entre abril e junho de 2014. Apresentarei também, como exigência da Disciplina Estágio Supervisionado II a descrição e conclusões, bem como essa experiência podem enriquecer minha formação, c…