Pular para o conteúdo principal

Síntese das Oficinas que Coordeno

Letramento: A oficina buscará preencher as lacunas educacionais que apresentam os frequentadores, levando-os a se comunicarem de maneira clara utilizando-se do entendimento dos códigos e símbolos necessários para a compressão textual, análise, síntese e interpretação. Outro aspecto relevante na oficina será o incentivo a formação de leitores  que possam ser multiplicadores do conhecimento construído nos encontros semanais da oficina.
*No início da oficina, a instrutora realizava a leitura de alguns gêneros textuais, após fazia uma discussão com os frequentadores e no final, eles produziam algo escrito de acordo com o gênero em estudo.Agora a proposta de trabalho é além da leitura dos gêneros ,trazer para os frequentadores situações de leitura e escrita que atendam as necessidades trazidas por eles. (gramática,sintaxe,ortografia,etc...)

Inglês; Esta oficina acontecerá de modo que toda a comunicação(oral e escrita) ocorra na língua inglesa,onde os frequentadores poderão perceber o modo que realiza-se a pronúncia, bem como a escrita.Com a utilização de um livro didático escolhido pela coordenação, que servirá como embasamento para o ensino da língua inglesa aos frequentadores da CFFA, buscaremos proporcionar ao jovem a oportunidade da compreensão em inglês,ao invés de mecânica tradução e decoreba. Assim, ao vivenciar situações cotidianas a partir da temática da língua inglesa,acreditamos que os frequentadores serão capazes de comunicar-se oralmente e na escrita,além de compreender textos e outras formas de comunicação na língua em estudo.
*A oficina ocorria de modo que não vinha atingindo os resultados esperados,por isso, houve a mudança no modo dos encontros para que possamos perceber o avanço real e significativo na aprendizagem e compreensão dos frequentadores.


Apoio Escolar; Esta oficina, tem por missão dar a oportunidade ao frequentador de compreender a importância dessa instituição(escola) para a sociedade em geral e que, mesmo estando ela enfrentando diversos problemas e mudanças no decorrer de sua existência,ele deve aproveitar o máximo e o que de melhor a escola pode proporcionar à sua formação.Serão encontros diários com a elaboração de pesquisas escolares,produções de textos,cartazes com o auxílio e observação do Educador Social,que mostrará ao jovem as possibilidades existentes para cada situação por ele trazida da escola para a CFFA.
Desse modo, acreditamos que a partir dessa compreensão por parte do frequentador,ele possa futuramente ser capaz de realizar suas tarefas escolares com mais segurança e autonomia.

Paz e Bem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência Didática - Língua Portuguesa

No trabalho a seguir, demonstrarei exemplos de como podemos trabalhar nas séries iniciais do ensino fundamental, com o auxílio do recurso de Sequências Didáticas. 
No link a seguir, estão as dicas e princípios que devemos seguir ao utilizar esse método nas séries inciais do ensino fundamental que pode também servir para outras disciplinas além da Língua Portuguesa.
http://escrevendo.cenpec.org.br/index.php?view=article&catid=23%3Acolecao&id=212%3Asequencia-didatica-e-ensino-de-generos-textuais&option=com_content&Itemid=33

Desse modo, otrabalho com seqüências didáticas permite a elaboração de contextos de produção de forma precisa, por meio de atividades e exercícios múltiplos e variados com a finalidade de oferecer aos alunos noções, técnicas e instrumentos que desenvolvam suas capacidades de expressão oral e escrita em diversas situações de comunicação, (Dolz, 2004).

Apresentando gêneros textuais      Série: 2º ano

Objetivos:
- Ampliar o conhecimento sobre a variedade de g…

Relatório de Estágio Supervisionado I Docência na Educação Infantil - UERJ 2013.2

Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.



Curso: Pedagogia. Licenciatura nas Series Iniciais  do Ensino Fundamental e Educação Infantil.


Disciplina: Estágio I.



Professora:




Aluna: Dayse Alves.



Tema: Relatório de estágio I.


Duque de Caxias, 23 de janeiro de 2014.

SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO...............................................................................................3
2.DESENVOLVIMENTO.................................................................................4
3.CONCLUSÃO.................................................................................................7
4.APÊNDICE (PROJETO DE INTERVENÇÃO)...........................................9 5.

Relatório de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental 2014.1

Então pessoal, continuando o compartilhamento de minhas produções, posto o Relatório que acabei de entregar em cumprimento de uma disciplina da graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense FEBF-UERJ, que atualmente estudo.
Espero que seja útil !

Bons estudos e boas leituras!



Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.



Curso: Pedagogia.



Disciplina: Estágio II Docência do Ensino Fundamental.



Professora:



Aluna: Dayse Alves.



Tema: Relatório de estágio II.




Duque de Caxias, 05 de agosto de 2014.

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO



O presente trabalho tratará de demonstrar através de minha vivência e pesquisa, a experiência de estagiar na Escola Municipal**, situada em Jardim Primavera, bairro do 2º Distrito de Duque de Caxias, na turma do 1º ano, durante as tardes entre abril e junho de 2014. Apresentarei também, como exigência da Disciplina Estágio Supervisionado II a descrição e conclusões, bem como essa experiência podem enriquecer minha formação, c…