terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Síntese das Oficinas que Coordeno

Letramento: A oficina buscará preencher as lacunas educacionais que apresentam os frequentadores, levando-os a se comunicarem de maneira clara utilizando-se do entendimento dos códigos e símbolos necessários para a compressão textual, análise, síntese e interpretação. Outro aspecto relevante na oficina será o incentivo a formação de leitores  que possam ser multiplicadores do conhecimento construído nos encontros semanais da oficina.
*No início da oficina, a instrutora realizava a leitura de alguns gêneros textuais, após fazia uma discussão com os frequentadores e no final, eles produziam algo escrito de acordo com o gênero em estudo.Agora a proposta de trabalho é além da leitura dos gêneros ,trazer para os frequentadores situações de leitura e escrita que atendam as necessidades trazidas por eles. (gramática,sintaxe,ortografia,etc...)

Inglês; Esta oficina acontecerá de modo que toda a comunicação(oral e escrita) ocorra na língua inglesa,onde os frequentadores poderão perceber o modo que realiza-se a pronúncia, bem como a escrita.Com a utilização de um livro didático escolhido pela coordenação, que servirá como embasamento para o ensino da língua inglesa aos frequentadores da CFFA, buscaremos proporcionar ao jovem a oportunidade da compreensão em inglês,ao invés de mecânica tradução e decoreba. Assim, ao vivenciar situações cotidianas a partir da temática da língua inglesa,acreditamos que os frequentadores serão capazes de comunicar-se oralmente e na escrita,além de compreender textos e outras formas de comunicação na língua em estudo.
*A oficina ocorria de modo que não vinha atingindo os resultados esperados,por isso, houve a mudança no modo dos encontros para que possamos perceber o avanço real e significativo na aprendizagem e compreensão dos frequentadores.


Apoio Escolar; Esta oficina, tem por missão dar a oportunidade ao frequentador de compreender a importância dessa instituição(escola) para a sociedade em geral e que, mesmo estando ela enfrentando diversos problemas e mudanças no decorrer de sua existência,ele deve aproveitar o máximo e o que de melhor a escola pode proporcionar à sua formação.Serão encontros diários com a elaboração de pesquisas escolares,produções de textos,cartazes com o auxílio e observação do Educador Social,que mostrará ao jovem as possibilidades existentes para cada situação por ele trazida da escola para a CFFA.
Desse modo, acreditamos que a partir dessa compreensão por parte do frequentador,ele possa futuramente ser capaz de realizar suas tarefas escolares com mais segurança e autonomia.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!