terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Análise do Livro Didático-Atividade TEALP-26/11/2013



Livro da Coleção Conhecer e Crescer, Língua Portuguesa.(PNLD2010,2011,2012)
Autora: Cristiane Buranello
3º Ano do Ensino Fundamental
O livro na capa apresenta ilustrações que chamam a  atenção da crianças, com desenhos divertidos e que fazem parte deste contexto do aluno.Traz informações que atendem ao Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
A autora do livro é Professora Licenciada em Letras pela UEL (PR) e Pós-graduada em Psicopedagogia pela UNOPAR (PR).
As ilustrações são de Júnior, Christ, Hélio, Liberi
O livro encontra-se em sua 2ª edição, ano de 2008. São Paulo.

O livro dividi-se em dez unidades que buscam atender diferentes eixos temáticos, aos quais podemos descrevê-los em: No mundo das palavras, Se essa rua fosse minha, A família da gente, Nossa escola, P de poesia, Histórias que o povo conta, Bom pra cachorro, Histórias de sempre, Bichos do Mato e Vamos Comemorar.
Nessas unidades, a autora segue o mesmo padrão de apresentação dos conteúdos, trazendo no primeiro momento, um texto para leitura e interpretação do mesmo. No segundo momento, são utilizados textos ligados ao tema do texto inicial, ao qual ela nomeia de "Outra Leitura", partido posteriormente às atividades complementares.
Analisando a obra de Cristiane Biranello, observei mais profundamente na unidade 9-Bichos do Mato que ela apresenta gêneros textuais do tipo: anúncio publicitário de uma revista que abrange temas sobre Ecologia e Desenvolvimento, falando de uma campanha sobre a extinção de animais; Texto informativo sobre hábitos do Tamanduá-bandeira, após, como prática de escrita, a autora sugere a produção de fichas sobre animais e sobre os gêneros, apresenta uma notícia ainda falando sobre animais ameaçados de extinção, buscando evidenciar a realidade dos fatos que possibilitam a construção destes tipos de textos.
Um livro que é bem elaborado, e caso houvesse a oportunidade, o utilizaria como recurso para ensinar.




Um comentário:

  1. Dayse, a análise parece não está completa...Será?
    Bem, conhecer a estrutura do livro didático é um bom caminho para pensar boas aulas...

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião!