Pular para o conteúdo principal

Análise do Livro Didático-Atividade TEALP-26/11/2013



Livro da Coleção Conhecer e Crescer, Língua Portuguesa.(PNLD2010,2011,2012)
Autora: Cristiane Buranello
3º Ano do Ensino Fundamental
O livro na capa apresenta ilustrações que chamam a  atenção da crianças, com desenhos divertidos e que fazem parte deste contexto do aluno.Traz informações que atendem ao Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
A autora do livro é Professora Licenciada em Letras pela UEL (PR) e Pós-graduada em Psicopedagogia pela UNOPAR (PR).
As ilustrações são de Júnior, Christ, Hélio, Liberi
O livro encontra-se em sua 2ª edição, ano de 2008. São Paulo.

O livro dividi-se em dez unidades que buscam atender diferentes eixos temáticos, aos quais podemos descrevê-los em: No mundo das palavras, Se essa rua fosse minha, A família da gente, Nossa escola, P de poesia, Histórias que o povo conta, Bom pra cachorro, Histórias de sempre, Bichos do Mato e Vamos Comemorar.
Nessas unidades, a autora segue o mesmo padrão de apresentação dos conteúdos, trazendo no primeiro momento, um texto para leitura e interpretação do mesmo. No segundo momento, são utilizados textos ligados ao tema do texto inicial, ao qual ela nomeia de "Outra Leitura", partido posteriormente às atividades complementares.
Analisando a obra de Cristiane Biranello, observei mais profundamente na unidade 9-Bichos do Mato que ela apresenta gêneros textuais do tipo: anúncio publicitário de uma revista que abrange temas sobre Ecologia e Desenvolvimento, falando de uma campanha sobre a extinção de animais; Texto informativo sobre hábitos do Tamanduá-bandeira, após, como prática de escrita, a autora sugere a produção de fichas sobre animais e sobre os gêneros, apresenta uma notícia ainda falando sobre animais ameaçados de extinção, buscando evidenciar a realidade dos fatos que possibilitam a construção destes tipos de textos.
Um livro que é bem elaborado, e caso houvesse a oportunidade, o utilizaria como recurso para ensinar.




Comentários

  1. Dayse, a análise parece não está completa...Será?
    Bem, conhecer a estrutura do livro didático é um bom caminho para pensar boas aulas...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência Didática - Língua Portuguesa

No trabalho a seguir, demonstrarei exemplos de como podemos trabalhar nas séries iniciais do ensino fundamental, com o auxílio do recurso de Sequências Didáticas. 
No link a seguir, estão as dicas e princípios que devemos seguir ao utilizar esse método nas séries inciais do ensino fundamental que pode também servir para outras disciplinas além da Língua Portuguesa.
http://escrevendo.cenpec.org.br/index.php?view=article&catid=23%3Acolecao&id=212%3Asequencia-didatica-e-ensino-de-generos-textuais&option=com_content&Itemid=33

Desse modo, otrabalho com seqüências didáticas permite a elaboração de contextos de produção de forma precisa, por meio de atividades e exercícios múltiplos e variados com a finalidade de oferecer aos alunos noções, técnicas e instrumentos que desenvolvam suas capacidades de expressão oral e escrita em diversas situações de comunicação, (Dolz, 2004).

Apresentando gêneros textuais      Série: 2º ano

Objetivos:
- Ampliar o conhecimento sobre a variedade de g…

Relatório de Estágio Supervisionado I Docência na Educação Infantil - UERJ 2013.2

Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.



Curso: Pedagogia. Licenciatura nas Series Iniciais  do Ensino Fundamental e Educação Infantil.


Disciplina: Estágio I.



Professora:




Aluna: Dayse Alves.



Tema: Relatório de estágio I.


Duque de Caxias, 23 de janeiro de 2014.

SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO...............................................................................................3
2.DESENVOLVIMENTO.................................................................................4
3.CONCLUSÃO.................................................................................................7
4.APÊNDICE (PROJETO DE INTERVENÇÃO)...........................................9 5.

Relatório de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental 2014.1

Então pessoal, continuando o compartilhamento de minhas produções, posto o Relatório que acabei de entregar em cumprimento de uma disciplina da graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense FEBF-UERJ, que atualmente estudo.
Espero que seja útil !

Bons estudos e boas leituras!



Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.



Curso: Pedagogia.



Disciplina: Estágio II Docência do Ensino Fundamental.



Professora:



Aluna: Dayse Alves.



Tema: Relatório de estágio II.




Duque de Caxias, 05 de agosto de 2014.

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO



O presente trabalho tratará de demonstrar através de minha vivência e pesquisa, a experiência de estagiar na Escola Municipal**, situada em Jardim Primavera, bairro do 2º Distrito de Duque de Caxias, na turma do 1º ano, durante as tardes entre abril e junho de 2014. Apresentarei também, como exigência da Disciplina Estágio Supervisionado II a descrição e conclusões, bem como essa experiência podem enriquecer minha formação, c…