Pular para o conteúdo principal

A abordagem dos gêneros textuais nos livros de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental - Leila Britto de Amorim &Fabiane Vieira da Silva& Telma Ferraz Leal.

Uma tema complexo como a própria alfabetização que requer estudo, conhecimento das etapas por quais passam as crianças e as fases que apresentam. O texto cujo é o título desta postagem, nos traz uma rica pesquisa com reflexões sobre a abordagem da língua portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental, procurando investigar os procedimentos didáticos de inserção dos gêneros textuais nos livros didáticos da coleção "Português uma proposta para o letramento", de Magda Soares (2004).
Fazendo uma conexão com o texto lido, pude perceber que ao ser alfabetizada, contei com os mais variados recursos textuais disponíveis na época, o que hoje analiso em grande parte pelo esforço da professora, que sempre foi dedicada e trazia atividades que consistiam em escrever bilhetes, cartas, poesias,
descrições de lugares, caminhos que passávamos no trajeto de casa para a escola, redações que sempre eram lidas por todos , seminários que no primeiro ano de escola pública, já ao final deste ano, estava lendo e escrevendo de modo que já conseguia me comunicar por escrito. Assim, concordo com os resultados apresentados sobre  a evidência de que há grande diversidade de gêneros textuais em todos os livros, os quais são abordados em uma perspectiva sociodiscursiva, favorecendo uma mestria dos gêneros e das situações didáticas são organizadas de modo a levar os alunos a pensar sobre as características do gênero em foco. Daí a importância de oferecer ao aluno em fase de alfabetização, os mais variados recursos textuais, o que o levará perceber os diversos elementos que permitirão o entendimento das mensagens e códigos apresentados nos gêneros textuais em estudo.


"Tem gente que pensa: Sou professor, não tenho mais que estudar...Não sabem que ser educador exige não parar de estudar nunca"!

                                               Dayse Alves.

































































Comentários

  1. Pensar numa análise mais profunda... Relacionar com os textos e com o currículo de Duque de Caxias foi a proposta, não?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência Didática - Língua Portuguesa

No trabalho a seguir, demonstrarei exemplos de como podemos trabalhar nas séries iniciais do ensino fundamental, com o auxílio do recurso de Sequências Didáticas. 
No link a seguir, estão as dicas e princípios que devemos seguir ao utilizar esse método nas séries inciais do ensino fundamental que pode também servir para outras disciplinas além da Língua Portuguesa.
http://escrevendo.cenpec.org.br/index.php?view=article&catid=23%3Acolecao&id=212%3Asequencia-didatica-e-ensino-de-generos-textuais&option=com_content&Itemid=33

Desse modo, otrabalho com seqüências didáticas permite a elaboração de contextos de produção de forma precisa, por meio de atividades e exercícios múltiplos e variados com a finalidade de oferecer aos alunos noções, técnicas e instrumentos que desenvolvam suas capacidades de expressão oral e escrita em diversas situações de comunicação, (Dolz, 2004).

Apresentando gêneros textuais      Série: 2º ano

Objetivos:
- Ampliar o conhecimento sobre a variedade de g…

Relatório de Estágio Supervisionado I Docência na Educação Infantil - UERJ 2013.2

Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.



Curso: Pedagogia. Licenciatura nas Series Iniciais  do Ensino Fundamental e Educação Infantil.


Disciplina: Estágio I.



Professora:




Aluna: Dayse Alves.



Tema: Relatório de estágio I.


Duque de Caxias, 23 de janeiro de 2014.

SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO...............................................................................................3
2.DESENVOLVIMENTO.................................................................................4
3.CONCLUSÃO.................................................................................................7
4.APÊNDICE (PROJETO DE INTERVENÇÃO)...........................................9 5.

Relatório de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental 2014.1

Então pessoal, continuando o compartilhamento de minhas produções, posto o Relatório que acabei de entregar em cumprimento de uma disciplina da graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense FEBF-UERJ, que atualmente estudo.
Espero que seja útil !

Bons estudos e boas leituras!



Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.



Curso: Pedagogia.



Disciplina: Estágio II Docência do Ensino Fundamental.



Professora:



Aluna: Dayse Alves.



Tema: Relatório de estágio II.




Duque de Caxias, 05 de agosto de 2014.

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO



O presente trabalho tratará de demonstrar através de minha vivência e pesquisa, a experiência de estagiar na Escola Municipal**, situada em Jardim Primavera, bairro do 2º Distrito de Duque de Caxias, na turma do 1º ano, durante as tardes entre abril e junho de 2014. Apresentarei também, como exigência da Disciplina Estágio Supervisionado II a descrição e conclusões, bem como essa experiência podem enriquecer minha formação, c…