Pular para o conteúdo principal

Histórico da Alfabetização - Dayse Alves

Era ano de 1991, estava eu com 7 anos, minha avó me colocou em uma senhora que a gente chamava de explicadora, Dona Gecy, desde muito pequena ganhava dos meus tios livros e revistas de pintar e histórias, então vivia pedindo minha avó para me colocar na escola, que na época era muito difícil para entrar, me lembro que haviam sorteios de vagas e, após isso,tínhamos que fazer uma prova para conseguir entrar na escola pública e ainda estar apto à ela na época.
Durante o ano de 1991, que passei nesta senhora estudando todas as tardes, fazia cópias, juntava as letras para depois formar sílabas,utilizei algumas cartilhas compradas por meu avô no trem na volta do trabalho, já conhecia palavras simples e escrevia o meu nome completo, só não conseguia identificar palavras mais complexas o que só fui desenvolver no ano seguinte 1992, quando após uma prova, tive acesso ao ensino público na Escola Estadual Hélio Rangel, situada em Jardim Primavera, no 2º Distrito de Duque de Caxias,RJ.
Minhas lembranças são de momentos de muita leitura por parte da professora Vanda já nos primeiros dias de aula e muitas coisas novas que eu estava aprendendo na escola.
Usei durante esse primeiro ano na escola quando estava na 1ª série, uma cartilha que era oferecida na escola e que tínhamos que deixar lá. Só era usada na sala de aula. As tarefas para casa eram no caderno ou em folhas mimiografadas que a professora recomendava que tivéssemos muito cuidado com elas. Já estava com 8 anos, e me lembro que comecei a ler de verdade no meio do ano na escola pública, fazia por muitas vezes tarefas que eram para escrever bilhetes, cartas e receitas, entre outras atividades de escrita que a professora passava quase todos os dias e no final daquele ano fiz um cartão de natal para minha avó onde consegui me comunicar por meio daquele texto que fiz com muito carinho...
To be continue...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência Didática - Língua Portuguesa

No trabalho a seguir, demonstrarei exemplos de como podemos trabalhar nas séries iniciais do ensino fundamental, com o auxílio do recurso de Sequências Didáticas. 
No link a seguir, estão as dicas e princípios que devemos seguir ao utilizar esse método nas séries inciais do ensino fundamental que pode também servir para outras disciplinas além da Língua Portuguesa.
http://escrevendo.cenpec.org.br/index.php?view=article&catid=23%3Acolecao&id=212%3Asequencia-didatica-e-ensino-de-generos-textuais&option=com_content&Itemid=33

Desse modo, otrabalho com seqüências didáticas permite a elaboração de contextos de produção de forma precisa, por meio de atividades e exercícios múltiplos e variados com a finalidade de oferecer aos alunos noções, técnicas e instrumentos que desenvolvam suas capacidades de expressão oral e escrita em diversas situações de comunicação, (Dolz, 2004).

Apresentando gêneros textuais      Série: 2º ano

Objetivos:
- Ampliar o conhecimento sobre a variedade de g…

Relatório de Estágio Supervisionado I Docência na Educação Infantil - UERJ 2013.2

Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.



Curso: Pedagogia. Licenciatura nas Series Iniciais  do Ensino Fundamental e Educação Infantil.


Disciplina: Estágio I.



Professora:




Aluna: Dayse Alves.



Tema: Relatório de estágio I.


Duque de Caxias, 23 de janeiro de 2014.

SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO...............................................................................................3
2.DESENVOLVIMENTO.................................................................................4
3.CONCLUSÃO.................................................................................................7
4.APÊNDICE (PROJETO DE INTERVENÇÃO)...........................................9 5.

Relatório de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental 2014.1

Então pessoal, continuando o compartilhamento de minhas produções, posto o Relatório que acabei de entregar em cumprimento de uma disciplina da graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense FEBF-UERJ, que atualmente estudo.
Espero que seja útil !

Bons estudos e boas leituras!



Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.



Curso: Pedagogia.



Disciplina: Estágio II Docência do Ensino Fundamental.



Professora:



Aluna: Dayse Alves.



Tema: Relatório de estágio II.




Duque de Caxias, 05 de agosto de 2014.

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO



O presente trabalho tratará de demonstrar através de minha vivência e pesquisa, a experiência de estagiar na Escola Municipal**, situada em Jardim Primavera, bairro do 2º Distrito de Duque de Caxias, na turma do 1º ano, durante as tardes entre abril e junho de 2014. Apresentarei também, como exigência da Disciplina Estágio Supervisionado II a descrição e conclusões, bem como essa experiência podem enriquecer minha formação, c…