Pular para o conteúdo principal

Trabalhos acadêmicos 2013.



http://www.fss.uerj.br/imagens/logo%20uerj.jpg
UERJ - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense-FEBF
Disciplina: Perspectiva Histórica das Ideias e Práticas Pedagógicas
Professora: 
Aluna: Dayse Alves

5º Portifólio

A história nacional brasileira sobre o sistema universitário nos mostra que os modelos elitistas e as ações voltadas para a classe dominante são recorrentes e promovidas com resultados e metas estabelecidas. Com a decisão histórica de garantir através de uma lei que as universidades federais devam reservar 50% de vagas para estudantes negros, carentes ou indígenas, avançamos na luta por mecanismos mais justos de ingressar ao ensino superior público para os estudantes que foram prejudicados por inúmeros e diferentes impedimentos para o aceso a uma educação pública de qualidade, bem como a sua conclusão.
Ainda encontram-se resistências para a concretização de ações que visem a diminuição das desigualdades ao acesso para o ensino superior.
Acredito que uma grande parte dos docentes, mestres e doutores, almejam receber apenas estudantes que tenham tido a oportunidade de preparar-se em colégios e escolas com mais recursos em geral. A partir de experiências de minha graduação, concluí que mesmo que alguns professores não estejam dispostos a ajudar aqueles estudantes que não puderam se preparar como deveriam para a universidade, a sociedade em geral, necessita cobrar do poder público o direito de acesso ao ensino superior público à todos aqueles que foram ao longo da história brasileira sendo excluídos e impedidos desse direito. A criação do sistema de cotas no modelo federal superior é uma conquista que é resultada de lutas e disputas antigas e contraditórias em nosso país em um momento novo de participação popular e de busca por uma sociedade mais justa e igualitária.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência Didática - Língua Portuguesa

No trabalho a seguir, demonstrarei exemplos de como podemos trabalhar nas séries iniciais do ensino fundamental, com o auxílio do recurso de Sequências Didáticas. 
No link a seguir, estão as dicas e princípios que devemos seguir ao utilizar esse método nas séries inciais do ensino fundamental que pode também servir para outras disciplinas além da Língua Portuguesa.
http://escrevendo.cenpec.org.br/index.php?view=article&catid=23%3Acolecao&id=212%3Asequencia-didatica-e-ensino-de-generos-textuais&option=com_content&Itemid=33

Desse modo, otrabalho com seqüências didáticas permite a elaboração de contextos de produção de forma precisa, por meio de atividades e exercícios múltiplos e variados com a finalidade de oferecer aos alunos noções, técnicas e instrumentos que desenvolvam suas capacidades de expressão oral e escrita em diversas situações de comunicação, (Dolz, 2004).

Apresentando gêneros textuais      Série: 2º ano

Objetivos:
- Ampliar o conhecimento sobre a variedade de g…

Relatório de Estágio Supervisionado I Docência na Educação Infantil - UERJ 2013.2

Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.



Curso: Pedagogia. Licenciatura nas Series Iniciais  do Ensino Fundamental e Educação Infantil.


Disciplina: Estágio I.



Professora:




Aluna: Dayse Alves.



Tema: Relatório de estágio I.


Duque de Caxias, 23 de janeiro de 2014.

SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO...............................................................................................3
2.DESENVOLVIMENTO.................................................................................4
3.CONCLUSÃO.................................................................................................7
4.APÊNDICE (PROJETO DE INTERVENÇÃO)...........................................9 5.

Relatório de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental 2014.1

Então pessoal, continuando o compartilhamento de minhas produções, posto o Relatório que acabei de entregar em cumprimento de uma disciplina da graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense FEBF-UERJ, que atualmente estudo.
Espero que seja útil !

Bons estudos e boas leituras!



Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.



Curso: Pedagogia.



Disciplina: Estágio II Docência do Ensino Fundamental.



Professora:



Aluna: Dayse Alves.



Tema: Relatório de estágio II.




Duque de Caxias, 05 de agosto de 2014.

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO



O presente trabalho tratará de demonstrar através de minha vivência e pesquisa, a experiência de estagiar na Escola Municipal**, situada em Jardim Primavera, bairro do 2º Distrito de Duque de Caxias, na turma do 1º ano, durante as tardes entre abril e junho de 2014. Apresentarei também, como exigência da Disciplina Estágio Supervisionado II a descrição e conclusões, bem como essa experiência podem enriquecer minha formação, c…